SINIBREF divulga: Instituto Doar e Época abrem inscrições para lista das Melhores ONGs
Instituto Doar e Época abrem inscrições para lista das Melhores ONGs
A pesquisa irá destacar 100 instituições com melhor gestão, trabalho consistente e transparência, em diversas áreas de atuação
As organizações não governamentais têm um papel cada vez mais importante no Brasil. Para homenageá-las e ajudar a construir referências para quem quer aprimorar seu trabalho, a revista Época e o Instituto Doar estão lançando o guia Melhores ONGs.
O Melhores ONGs listará as 100 instituições com trabalho mais consistente e transparente do Brasil. As entidades serão avaliadas segundo seu alinhamento com a causa, estratégia de atuação, representação, gestão, planejamento, estratégia de financiamento e prestação de contas à sociedade.
As inscrições para a lista estão abertas e para se inscrever é só entrar no site e seguir as instruções. O prazo é até o dia 28 de fevereiro e os resultados sairão no final de março.
O guia Melhores ONGs vai ajudar a orientar as pessoas na hora de decidir quem merece sua atenção. E também promoverá a cultura de doação, mostrando uma diversidade de instituições que fazem um bom trabalho.
“Nosso objetivo é incentivar a dedicação de quem está fazendo um bom trabalho”, diz Marcelo Estraviz, presidente do Instituto Doar. Existem 300 mil ONGs no Brasil, segundo o último levantamento de Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil, do IBGE e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. “Queremos dar destaque às organizações com melhor gestão e transparência, que estão mais preparadas para receber doações de indivíduos”, explica. Nós não avaliaremos a missão de cada ONG. Afinal, todas as boas causas são importantes. “O que se avalia é se a ONG tem boa gestão, transparência e portanto gera segurança e confiança ao doador”, diz Estraviz.
Para orientar as organizações, o processo foi dividido em 5 temas.
- Causa e estratégia de atuação
- Representação e Responsabilidade
- Gestão e Planejamento
- Estratégia de Financiamento
- Comunicação e Prestação de Contas
Acesse o site e inscreva-se gratuitamente
Fonte: Observatório do Terceiro Setor