Outubro Rosa – Mês de prevenção do câncer de mama

Outubro é o mês da campanha internacional de conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama.

O SINIBREF representa várias instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas que promovem eventos e campanhas educativas de conscientização sobre a doença, além de apoio psicológico e serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente no mundo. No Brasil é o mais frequente nas mulheres, sendo estimado 60 mil casos novos para cada ano. Os fatores de risco incluem idade, primeira menstruação antes de 12 anos, parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos, primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade (não ter tido filhos), exposição à radiação, terapia de reposição hormonal (principalmente por mais de cinco anos), obesidade, ingestão regular de álcool, sedentarismo, história familiar, entre outros.

A detecção precoce do câncer de mama é fundamental, pois quando diagnosticado e tratado ainda no início, a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento. Na mamografia, o tumor pode ser detectado antes mesmo de ser identificado através da palpação, portanto, torna-se um exame imprescindível no diagnóstico da doença.

Procure uma instituição de saúde e agende hoje mesmo a sua mamografia, além disso mantenha hábitos saudáveis. Cuide da sua saúde. Preserve a sua vida.

Fonte: https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa, https://www.sesi-ce.org.br/blog/outubro-rosa-um-toque-de-prevencao/, https://saude.abril.com.br/tudo-sobre/outubro-rosa/

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.