SINIBREF divulga: Presidente Bolsonaro promulga o Dia Nacional da Filantropia e a data entra para o calendário oficial brasileiro

Após aprovação no Congresso Nacional, o Dia Nacional da Filantropia foi promulgado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 05/12. Com isso, a data passa a constar no calendário oficial brasileiro e será comemorada anualmente no dia 20 de outubro. A iniciativa de instituição deste marco para o setor surgiu a partir de esforços do FONIF, que pleiteou junto ao poder público este reconhecimento às mais de onze mil entidades filantrópicas que atuam no país e cujo trabalho impacta a vida de milhões de brasileiros.

O pedido do FONIF para a criação da data foi acolhido em 2017 pelos deputados federais Antonio Brito (PSD/BA) e Eduardo Barbosa (PSDB/MG), que conduziram audiências públicas e debates sobre o tema na Câmara dos Deputados, em Brasília, visando sua aprovação. Na justificativa do projeto, os autores afirmaram que a iniciativa pretendia dar visibilidade à filantropia e à participação do cidadão na sociedade.

Apoiador da causa filantrópica, o deputado Antonio Brito lembrou em um dos debates públicos relacionados à data a importância da união do setor, convocando-o inclusive a iniciar as comemorações do Dia Nacional da Filantropia antes mesmo de sua promulgação oficial. “Vamos nos unir e mostrar a força da filantropia para o país e para o mundo”, defendeu o deputado.

Para o deputado Eduardo Barbosa, a instituição da data contribui para disseminar mais amplamente na sociedade a relevância das entidades filantrópicas. “Dia Nacional da Filantropia: fortalecer e transmitir às futuras gerações os princípios de compaixão e altruísmo como base das ações sociais em benefício do próximo”, declarou.

O presidente do FONIF, Custódio Pereira, reforça a fala dos parlamentares e lembra a importância de o setor manter-se alinhado para conquistar cada vez mais o reconhecimento da sociedade. “Nossas entidades beneficiam todos os anos mais de 160 milhões de pessoas com atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, educação e assistência social. Precisamos ter o reconhecimento, dar visibilidade e valorizar este setor, que tanto faz pela população brasileira”, declara Pereira.

Antes de ser promulgada pela Presidência da República, o projeto que originou o Dia Nacional da Filantropia foi aprovado na Câmara dos Deputados em dezembro de 2018, e no Senado Federal em outubro de 2019

FONTE: FONIF