Em tempo: SINIBREF divulga a IV edição Projeto Associação Legal que começa nesta segunda-feira em Maceió

 IV edição Projeto Associação Legal começa nesta segunda-feira

Objetivo é discutir apoio do setor público e do privado ao terceiro setor. Tema defende parceria na execução de ações em benefício da população.

Começa nesta segunda-feira (10) a quarta edição do “Projeto Associação Legal”. O evento realizado no Auditório Virgínio Loureiro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, é promovido pela 24ª Promotoria de Justiça da Capital (Fundações), em parceria com a Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal).

O tema deste ano é “Intersetorialidade – De mãos dadas: 1º Setor – 2º Setor – 3º Setor pela paz e bem-estar social”.

O objetivo é planejar e articular ações para que o 1º  setor (poder público) e o 2º setor (instituições privadas que atuam em benefício próprio) possam executar objetivos comuns e apoiar o 3º setor (organizações sem fins lucrativos que desenvolvem atividades para o bem-estar social da população).

“Para atender à demanda de seus beneficiários, o 3º setor necessita de apoio do poder público e da iniciativa privada, o que é viabilizado por meio de parcerias. Preocupada com essa cooperação, que tem sido de fundamental importância para a sociedade, esta Promotoria idealizou o ‘Projeto Associação Legal’, que visa a capacitação de dirigentes, membros e conselheiros de entidades de interesse social, líderes comunitários e demais interessados no desenvolvimento de tão necessária intersetorialidade para a sociedade”, disse a promotora de Justiça Failde Mendonça, organizadora do evento.

Também haverá debates sobre a remuneração de dirigentes, cultura de cooperação, comportamento postural, ética do líder diante de parceiros e nas relações de trabalho, implicações jurídicas na contratação de empregados e voluntários, consciência cidadã para garantia dos direitos sociais e serviços públicos e doações de pessoas físicas e jurídicas e deduções no imposto de renda.

Mais informações sobre o evento, pode entrar em contato com a organização por meio dos telefones (82) 2122-3538 e 3022-8522, além da página na internet.

Programação completa do evento

10 de outubro

17h – Credenciamento

18h – Momento Ecumênico. Por Dom Antônio Muniz Fernandes – arcebispo de Maceió; Pastor Tarsis Walace Rodrigues Lemos – Igreja Batista Betel;

19h – Abertura Solene.

20h – Palestra “Intersetorialidade – De mãos Dadas: 1º Setor, 2º Setor e 3º Setor pela paz e bem-estar social”. Com Thomaz de Aquino Rezende – advogado, especialista e consultor em Terceiro Setor e Intersetorialidade e procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

21h – Momento Cultural: Ballet Eliana Cavalcanti (Coreografia Abraços), Coral CESMAC e Banda da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

11 de outubro

8h – Credenciamento para remanescentes.

8h30 – Palestra “Remuneração de Dirigentes”. Com Laís Vanessa Carvalho de Figueiredo Lopes – assessora especial da Secretaria de Governo da Presidência da República; promotores de Justiça da PROFIS.

9h30 – Sala de debates “A Cultura da Cooperação”. Com Luciana Calheiros, consultora do Sebrae (Associativismo); Antônio Sabino, líder comunitário e dirigente da Famecal e CONFAMEC (A cooperação e as comunidades); Rodrigo Araújo, superintendente de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação da SEADES (As parcerias como rede cooperação).

11h – Palestra “Comportamento Postural e Ética do líder diante de parceiros e nas relações de trabalho”. Com Carlos Conce, mestre em Comunicação.

12h30 – Almoço.

14h – Momento mágico: Ilton Filho, psicólogo e ilusionista.

14h30 – Sala de debates “A importância da consciência cidadã para a garantia dos direitos sociais e serviços públicos”. Com Maria Valéria Bezerra, coordenadora do Programa Nacional de Educação Fiscal da Receita Federal; Glácia Pereira Tavares, coordenadora de Comunicação e Educação Fiscal da Secretaria Municipal de Finanças – Nota Fiscal Cidadã; Ísis Correia, coordenadora de Educação Fiscal da Secretaria Municipal de Finanças.

15h30 – Palestra “Empregados e Voluntários: implicações jurídicas”. Com João Augusto Soares Viegas, advogado e especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário.

16h – Painel “Doações de Pessoas Físicas e Jurídicas e Deduções no Imposto de Renda: Valores Limites e metodologia”. Com Adélia Lima, analista tributária da Receita Federal do Brasil em Alagoas; Maria Clara Bugarim, controladora-geral do Estado de Alagoas; Nailton Cazumbá, contador e especialista em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor e coordenador da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor do CRC-BA.

18h – Encerramento.