Como montar um projeto social em 4 passos

Como montar um projeto social em 4 passos

Iniciar uma organização sem fins lucrativos ou montar seu projeto social é como começar um negócio. Você deve:

Identificar sua organização

Crie sua declaração de missão. Qual causa você está apoiando? Depois refine-a.

Um simples conceito de que sua organização apoia causas animais é muito amplo e mal definido. Você deve estabelecer um nicho e ser mais específico no propósito. Por exemplo: uma organização dedicada a preservação de colônias de abelhas, no nordeste da Amazônia, com foco no apoio a apiários e apicultores locais que tem como foco a educação pública e sensibilização sobre a importância das abelhas para cadeia alimentar, concentra esforços suficientes e atrai dinheiro dos interessados.

Separe sua papelada

Você vai precisar de um funcionário para isso e também da ajuda de um advogado com experiência na área do terceiro setor.

Configure seu plano de negócios

Como você pretende captar recursos? Você acredita que irá obter financiamento de outras fontes? Quais são seus projetos para os fundos levantados em um ano? Você trabalhará como voluntário ou será pago? Quanto vai gastar para captação de recursos? Mesmo as organizações mais bem administradas tem custos gerais, mas você deve certificar-se de que estes custos serão baixos, para que você possa canalizar os frutos de seu trabalho de angariação de fundos para a causa que você quer apoiar. Você deverá contratar um contador para esta etapa.

Organize sua associação

Como você irá completar tarefas de escritório básicas, como irá fazer chamadas telefônicas e cópias? Você terá espaço de escritório físico ou trabalhará de casa? Você terá empregados?

Enfim, são muitos os detalhes que você deve planejar antes de iniciar seu projeto social. Mas, apesar da burocracia que possa existir, vá em frente. O mundo precisa de mais pessoas como você, que queiram fazer dele um lugar melhor para todos!

Fonte: Nossa Causa/Candice Pascoal